Criação e Arranque de Empresas
O Programa FINICIA promove o acesso a capital e ao crédito, através do estabelecimento de parcerias público-privadas, proporcionando a empresas de pequena dimensão, os recursos essenciais ao desenvolvimento da actividade nas fases iniciais do seu ciclo de vida.
O GAPI (Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial) presta apoio na formalização da candidatura da apresentação da ideia, e posteriormente no plano de negócios, especialmente no âmbito do Eixo II – Negócios Emergentes de Pequena Escala.

Para negócios emergentes e de pequena dimensão, são disponibilizados dois produtos de financiamento:

1. O micro crédito para financiamento de investimento empresarial até 25 mil euros, e destinado exclusivamente a micro-empresas (até 9 trabalhadores).

O acesso ao micro crédito é facilitado por via da prestação de garantias até 75% pelas SGM (Sociedade de Garantia Mútua) e contra garantidas, no máximo, a 80% pelo FCGM (Fundo de Contra Garantia Mútuo);

2. O micro capital de risco para iniciativas no âmbito do fomento do espírito empreendedor, em particular as oriundas do meio académico cujo investimento não exceda, na fase de arranque, 50 mil euros.

Esta vertente de intervenção por capital próprio vem colmatar a falha de mercado de financiamento na fase Early Stage e visa desenvolver redes de parceria, envolvendo agentes e investidores que configurem o sector informal de Capital de Risco. Tem-se presente a necessidade de fazer face aos elevados custos de transacção das operações de capital de risco (análise, investimento e acompanhamento) que, em situação de mercado, inviabilizam o arranque de pequenos investimentos.

A intervenção, até 90% do capital necessário, com limite absoluto de 45 mil euros, será assegurado por um FCR especificamente criado para o efeito e, transitória e subsidiariamente, pela PME Capital.