PATENTES
Cerca de 34% dos registos de patente em Portugal são oriundos de universidades, contra apenas 28% de registos originados em empresas.

Segundo dados do INPI, o registo de patentes em Portugal, que tem vindo a subir consistentemente desde o ano 2000, cresceu 18% entre 2005 e 2006, tendo pela primeira vez ultrapassado a barreira dos 300 registos anuais.

O facto de os registos serem predominantemente de inventores particulares e universidades significa que muitas destas patentes podem não vir a ser transformadas em novos produtos, acabando por não contribuir para a competitividade nacional.

Para o presidente do INPI, nem sempre a investigação é aproveitada em benefício da indústria e há falhas no sistema de transferência de tecnologia para as empresas.

A rede de GAPI, Gabinetes de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial, espalhada por várias Universidades e parques tecnológicos do país tem procurado promover a protecção do resultado dos nossos centros de investigação. Mas a ligação ao fomento do empreendedorismo sairá reforçada com os novos Gabinetes de Inovação do Plano Tecnológico. Estas novas estruturas vão passar a integrar assistência técnica e a mobilizar fundos de financiamento de suporte ao empreendedorismo inovador, num projecto de cooperação entre o IAPMEI, o INPI, a AdI, e as universidades portuguesas.