Empreendedorismo
As Universidades da Beira Interior, Aveiro e Coimbra em parceria com o CEC Câmara de Comércio e Indústria do Centro, promoveram, a partir de Abril, a Acção de Sensibilização em Empreendedorismo de Base Tecnológica. Esta acção que surgiu no âmbito de uma parceria alargada entre estas entidades que procuram disponibilizar a todos os interessados tecnologias desenvolvidas por si e um know-how acumulado por um corpo de docentes com experiência na área do empreendedorismo e inovação, é patrocinada pelo projecto GAPI 2.0, co-financiado pelo Programa Compete (QREN).

A Acção de Sensibilização em Empreendedorismo de Base Tecnológica decorreu de Abril a Junho, com 13 equipas multidisciplinares, com base em tecnologias desenvolvidas nas unidades de investigação das universidades mencionadas. De acordo com as mesmas foram desenvolvidos 13 conceitos de negócios, os quais foram concebidos de acordo com as ferramentas e técnicas adquiridos no decorrer da acção.

Desta forma, os formandos aprenderam, num espírito de continuidade, como aceder às tecnologias, identificar produtos comercialmente viáveis, analisar mercados, desenvolver uma adequada estratégia tecnológica e de negócio, elaborar um plano de negócio e criar uma nova empresa. Estes objectivos são atingidos através da interacção entre recursos e pessoas de backgrounds distintos.

A avaliação do trabalho de cada grupo foi feita, nesta ultima sessão, por 16 mentores empresariais de diferentes áreas, os quais atribuíram três prémios para a melhor proposta de valor de cada universidade e um prémio para a melhor apresentação da proposta de valor do CEBT 2009:
• Universidade da Beira Interior – Regener – Biomateriais para futura aplicação em medicina regenerativa;
• Universidade de Aveiro: FishCare – Sistema integrado de monitorização e tratamento de água de aquaculturas;
• Universidade de Coimbra – LEAD – valorização de compostos derivados do ácido betulínico.

O primeiro prémio da acção 2009 foi entregue ao projecto LEAD – valorização de compostos derivados do ácido betulínico.