Reciclagem de asfalto
A unidade de investigação da UBI C- Made (Centro Materiais e Tecnologias Construtivas) está a desenvolver uma nova tecnologia para reciclagem de asfalto a baixas temperaturas, em parceria com a empresa LUSASFAL, Derivados Asfálticos de Portugal, SA.

Este projecto de consórcio entre a empresa LUSASFAL e a unidade de investigação liderada pelo docente João Castro Gomes, tem como objectivos o desenvolvimento técnico-científico de uma nova emulsão e betume modificado, especialmente adequados para reciclagem, formulação, produção e aplicação de misturas asfálticas a temperatura semi-quente (Half Warm Asfalt), divulgando e integrando os resultados de I&D na actividade económica da empresa e na indústria da construção.

Trata-se de um projecto inovador, num contexto em que a procura de métodos produtivos mais eficientes, optimizando a utilização dos recursos naturais e limitando o impacto das actividades de construção sobre o meio ambiente é uma preocupação global, visando atingir um desenvolvimento sustentável.

As misturas asfálticas recicladas a temperaturas baixas, através deste projecto, contarão ainda com a introdução de novos produtos (emulsão betuminosa e betume modificado), uma técnica totalmente nova para a formulação e utilização de misturas asfálticas a semi-quente e ainda a introdução de um novo método de produção.

“A abertura de um novo mercado de obras rodoviárias, a conquista de uma nova fonte de fornecimento de matéria-prima e a forte contribuição para a reorganização e modernização da indústria de pavimentação de estradas, são apenas algumas das vantagens do desenvolvimento do projecto” salienta o investigador João Castro Gomes.

O Centro de Materiais e Tecnologias Construtivas (C-MADE) é um centro da Universidade da Beira Interior que desenvolve investigação de base e aplicada no domínio dos materiais e tecnologias de construção. As actividades de investigação do C-MADE estão focalizadas no desenvolvimento de protótipos de novos produtos de construção e novas soluções construtivas, mais duráveis, com melhor comportamento mecânico, ambientalmente sustentáveis e energeticamente eficientes, bem como para o controlo de poluição.

O protocolo assinado com a LUSASFAL surge na sequência de uma candidatura ao programa de investimento e desenvolvimento tecnológico, projectos I&DT em co-promoção, no âmbito do QREN.