Mapa do Site
Adicionar aos Favoritos
 
Voltar ao Topo
  PROJECTOS  
  PROJECTS  
Universidade da Beira Interior
  Projectos  
Foi aprovado pelo Programa Interreg – SUDOE, o projecto Rede transregional Universidade-Empresa para a Organização do Mercado da Inovação e do Conhecimento (REDOMIC) no SUDOE. Uma iniciativa que será coordenada pela Fundación Universidade da Coruña, e tem como parceiros a Universidade da Beira Interior, a Associação das Universidades da Região Norte, o Instituto de Soldadura e Qualidade, a Fundación LABEIN do País Vasco, a EUROCEI S.A., Centro Europeo de Empresas e Innovación, S.A., de Sevilha, a SODERCAN S.A., Sociedad para el Desarrollo Regional de Cantabria, S.A., da Cantabria, a Fundación General de la Universidad de Salamanca, o Gobierno de las Islas Baleares e a Association pour l’Environnement et la Sécurité en Aquitaine, França.

Esta iniciativa, que se desenrolará por um período de cerca de 30 meses, pretende explorar e desenvolver a relação universidade-empresa, a qual se revela muitas vezes difícil e complicada, uma vez que nenhuma das duas se contactam voluntária e espontaneamente, pelo que devem ser impulsionadas por agentes intermédios que operem com ferramentas de organização do mercado. Estes agentes intermédios são designados como promotores de relações, sendo no projecto, os parceiros anteriormente mencionados.

O consórcio do projecto REDOMIC é constituído por organismos de interface dotados de instrumentos de organização do mercado para operar como rede de carácter transregional, visível e estável. A abordagem do projecto consiste em estabelecer as vias pelas quais a oferta universitária se aproxima da procura empresarial, chegando-se
a contar com um mercado organizado de carácter transregional no SUDOE, de modo a que se contribua para a promoção da inovação e para a economia do conhecimento nas regiões participantes.

O objectivo final da rede de instituições que opera no projecto REDOMIC, é promover a inovação e a economia do conhecimento em regiões do SUDOE por meio da introdução de elementos de organização do mercado entre Universidade e empresa.

Em termos de tarefas, o consórcio vai proceder à identificação da procura empresarial de serviços tecnológicos e de postos de trabalho para a realização de períodos de estágios, possibilitando que a procura e a oferta entrem em contacto e desenvolvam actividades em conjunto. Pretende-se também dar a conhecer às empresas a oferta
de serviços, projectos, áreas de investigação, recursos humanos e instrumentos de gestão da inovação das Universidades, por uma lado e, por outro, detectar as necessidades sentidas pelas empresas das regiões dos três países envolvidos.

O REDOMIC tem assim como carácter fundamental estabelecer nas regiões do SUDOE participantes, a actividade de uma rede estável de instituições que operem em benefício da relação universidade-empresa e que possibilitem a junção das necessidades da indústria com a oferta dos serviços e da investigação das universidades.
 
 

GAAPI | Gabinete de Apoio a Projectos e Investigação | Resolução 1024x768 | Powered by ConsisPro | 2008